quarta-feira, 13 de novembro de 2013

A Primeira Música Gravada em Disco no Brasil


Alguns "especialistas"
dizem que foi 
em 1917,
outros dizem
que foi em 1916.





Apesar de estarmos acostumados a dizer e ouvir a expressão "em ritmo de samba", o samba não é um ritmo. É um gênero musical popular derivado de um tipo de dança de raízes africanas chamado "semba", que veio para o Brasil quando os negros eram trazidos da África como escravos, no século XIX. O samba como o conhecemos atualmente é resultante de um misto de ritmos e gêneros musicais como o semba, o lundu, a batucada, o jongo, a modinha e o choro (ou "chorinho"), que começou a ocorrer já no início do século XX.
Talvez seja esta mistura de ritmos que gere dúvidas quanto às origens do samba no Brasil. Sabemos que suas origens de fato são africanas, mas alguns estudiosos dizem que o samba com características brasileiras começou na Bahia, enquanto outros afirmam que foi na cidade do Rio de Janeiro. O fato é que ainda atualmente, de suas características originais, o samba mantém apenas a forma de dançar - ou "sambar" - acompanhada por frases melódicas e refrões provenientes do "samba de roda", considerado como a variante musical mais tradicional do gênero, surgida na Bahia no século XIX. Mesmo entre o final do século XIX e o início do século XX, surgiram variadas formas de samba na Bahia, no Rio de Janeiro, no Maranhão, em Minas Gerais, em Pernambuco e em São Paulo. Porém o samba considerado com gênero musical propriamente dito surgiu no Rio de Janeiro em fins do século XIX, mas ainda dentro do período do Brasil Imperial.
Entretanto, historiadores afirmam que o verdadeiro marco do início da história da Música Popular Brasileira se deu em 1917, com a primeira gravação de um samba, também considerada de fato a primeira gravação musical no Brasil: a música "Pelo Telefone", composta por Ernesto Joaquim Maria dos Santos (1890-1974), que se tornou mais conhecido pelo apelido "Donga", e Mauro de Almeida. Na verdade, a gravação ocorreu em 1917, na voz do cantor "Bahiano" (Manuel Pedro dos Santos (1870-1944), pela Casa Édison, uma das primeiras gravadoras do Brasil, no Rio de Janeiro. Entretanto, a composição foi registrada por Donga em 1916. Na gravação acima, você poderá ouvir o depoimento do próprio Donga, dado ao Museu Nacional da Image e do Som, contando como isto correu. No outro vídeo, você ouvirá a gravação original com Bahiano.

Fonte: Coleção "História da Música Brasileira" - Editora Globo - Rio de Janeiro, RJ - Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário