sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A Origem do Nome "Música Popular Brasileira"

A expressão
"Música Popular Brasileira" 
não surgiu durante os anos 1960.
Também não se trata

de apenas um gênero musical. 








Geralmente, quando ouvimos falar em "música popular brasileira", ou quando lemos a seu respeito, somos informados que essa expressão é um nome dado a um gênero musical popular do Brasil que surgiu por ocasião do início do regime militar que governava o país. Costuma-se dizer que surgiu em meados de 1966 para designar um gênero musical surgido da fusão da Bossa Nova com composições de estudantes de nível superior que participavam dos centros populares de cultura da União Nacional dos Estudantes, tornando-se uma frente cultural contra o regime militar.
Há um livro que comprova que a expressão não surgiu desta forma, e é até mais antiga. O livro já trazia a tal expressão "Música Popular Brasileira" em seu próprio título (ver ilustração). Foi escrito por Oneyda Alvarenga, famosa pianista e crítica musical na época, e publicado em 1945.
Na verdade, a sigla "MPB" é que passou a ser mais utilizada a partir de meados da década de 1960. O nome "Música Popular Brasileira" já era utilizado no início do século XX, e sempre foi e ainda é usado para se referir a todos os gêneros de composições musicais populares feitas no Brasil. A Bossa Nova foi, na realidade, um dos muitos gêneros de MPB que, desde seu surgimento em meados dos anos 1950, exerceu grande influência sobre os demais gêneros surgidos a partir do início dos anos 1960.
Embora as canções fossem produzidas por autores brasileiros, sempre houve forte influência de tendências musicais de outros países, especialmente os ritmos de música jovem provenientes dos Estados Unidos - Rock'n Roll, Twist, etc. Essas influências serão abordadas na próxima postagem. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário